Oncogeriatria

Olá pessoal !!!

Oncogeriatra é o profissional médico, que junto com outros profissionais, irá assistir e tratar o idoso portador de câncer. O idoso com câncer precisa receber o melhor tratamento aliado à manutenção da sua qualidade de vida.

A incidência de câncer em pessoas acima de 60 anos vem crescendo em ritmo acelerado e, devido às peculiaridades dos pacientes idosos, começa a ganhar força o atendimento com enfoque oncogeriátrico, que tem como finalidade oferecer cuidado multidisciplinar ao idoso com câncer. O principal objetivo da oncogeriatria é definir juntamente com o paciente e sua família, por meio da aplicação de uma avaliação geriátrica ampla, o melhor tratamento para o idoso com câncer. Durante a avaliação do idoso, são analisados os aspectos nutricionais, cognição (problemas de memória), alterações de humor, polifarmácia (quais remédios o idoso utiliza e os riscos de interação), teste de equilíbrio (avaliação de riscos de queda), comorbidades (doenças pré-existentes) e funcionalidade (atividades da vida diária como cuidados pessoais e realização de atividades sem o auxílio de familiares).

A partir desta avaliação, o idoso vai receber o tratamento adequado para a sua condição. “A expectativa de vida após o diagnóstico cresceu e a descoberta de novos medicamentos vêm contribuindo expressivamente para o bem-estar dos pacientes. Mas, mesmo diante desta evolução, a doença ainda representa um desafio bastante complexo para a medicina. Dessa forma, a prevenção e o diagnóstico precoce das neoplasias oferecem uma grande oportunidade de sucesso no combate ao câncer”.

A equipe multidisciplinar deve ser composta por nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo, oncologista e geriatra. Esta equipe vai avaliar as condições clínicas e físicas do idoso que irá receber o tratamento quimioterápico.

A parcela da população brasileira que mais cresce é a de idosos, e o câncer já ocupa o segundo lugar como causa de morte entre essa faixa etária. É de extrema importância estarmos preparados para oferecer um acompanhamento geriátrico completo que, aliado as novas técnicas cirúrgicas e as drogas modernas, proporcione mais possibilidades de tratamento e qualidade de vida aos pacientes.

Devido ao envelhecimento da população brasileira e também devido ao fato da doença atingir mais pessoas com idade avançada, é que se faz necessário cada vez mais profissionais especializados em oncogeriatria, para que o idoso possa ter um atendimento personalizado e seguro. É de suma importância também que haja uma equipe focada no combate à dor e cuidados paliativos, que contempla os preceitos básicos de um atendimento humanizado nas diferentes fases do tratamento.

Atualmente algumas faculdades de medicina já oferecem pós graduação em Oncogeriatria, capacitando o profissional para:

  • Compreender o tratamento oncológico  e conceitos geriátricos;
  • trabalhar de forma multidisciplinar e interdisciplinar, promovendo recíproca troca de informações na coordenação do plano do tratamento oncológico;
  • compreender a saúde global do paciente idoso portador de câncer, identificando problemas de saúde previamente desconhecidos por meio de avaliação apropriada;
  • utilizar adequadamente ferramentas que auxiliem a predizer a expectativa de vida provável do paciente, auxiliando nas tomadas de decisões;
  • identificar os idosos que podem se beneficiar de tratamento pleno, aqueles que necessitarão de tratamentos adaptados e aqueles que necessitarão de cuidados paliativos exclusivos;
  • identificar e indicar intervenções geriátricas que possam melhorar a tolerabilidade e aderência ao tratamento oncológico;
  • manejar as necessidades de cuidados dos pacientes ao longo do tratamento, incluindo o manejo de eventos adversos precoces e tardios do tratamento oncológico.

Pessoal, mais uma vez abordei o assunto de forma simples, mas com o objetivo de tornar o texto de fácil compreensão. Espero que tenham gostado.

Beijos !!!

download (1)download (2)download (3)images (11)images (12)images (14)images (15)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s