Olá pessoal !!!
Hoje vou abordar sobre profissionais que cuidam dos idosos, e também mostrar a diferença entre geriatria e gerontologia, embora ambos os profissionais devem manter uma interação entre si para que o idoso seja assistido em todos os aspectos.
Geriatria:
Geriatra é o médico especializado no cuidado de pessoas idosas.
O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada.
Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.
A Medicina Geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.
É importante ressaltar que o geriatra não somente trata de doenças, mas também promove ações preventivas.
Gerontologia:
Gerontologia nada mais é do que uma ciência social interdisciplinar que busca compreender justamente o envelhecimento. Completamente diferente da geriatria, que é uma especialização médica focada no envelhecimento individual – ao que a muitos isso poderia confundir – a gerontologia transmite ao seu aluno um olhar holístico sobre o envelhecimento e a velhice, incluindo aspectos biológicos, sociais, psicológicos, econômicos, familiares, entre outros. Quem estuda gerontologia obtém um conhecimento em várias áreas, incluindo direito, administração, psicologia, serviço social, políticas públicas, entre outras.
O profissional em gerontologia não cuida de doenças, ou seja, não é médico, mas cuida do envelhecimento como um todo, em aspectos sociais, físicos e emocionais. A função de um gerontólogo é promover a qualidade de vida dos idosos, trabalhando no sentido de assegurar seus direitos.
O gerontólogo tem uma ampla área de atuação, podendo abranger ensino, pesquisa, educação comunitária, promoção de saúde, reabilitação, apoio psicológico, manutenção e promoção da autonomia e independência, adaptação ambiental, reinserção no contexto social, atividades corporais e comportamentais, segurança e defesa de direitos, antropologia e educação.
Pessoal, procurei abordar o tema de forma muito simples, apenas mesmo com o objetivo de esclarecer a dúvida de muitos sobre a diferença entre geriatria e gerontologia.
Finalizando, a gerontologia é uma profissão de nível superior…hoje muitas faculdades já oferecem essa graduação, com duração de 4 anos, tendo uma grade curricular enorme, como:
- Tratamento e Análise de Dados / Informações;
- Resolução de Problemas;
- Introdução à Gerontologia;
- Qualidade de Vida e Envelhecimento;
- Fundamentação do Processo de Cuidar em Saúde;
- Saúde Mental e Envelhecimento
- Processos Psicológicos Básicos para Gerontologia;
- Arquitetura dos Espaços e Tecnologia Assistiva;
- Práticas Gerontológicas em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
- Tempo, Longevidade e Centenários;
- Aspectos Socioculturais do Envelhecimento;
- Políticas de Atenção à Pessoa Idosa;
- Aspectos Jurídicos Relacionados ao Envelhecimento;
- Estágio Integrado;
- Metodologia de Pesquisa;
- Modelos Organizacionais;
- Empreendedorismo em Gerontologia;
- Gestão de Projetos;
- Educação Para o Envelhecimento;
- Cuidados Paliativos, Finitude e Morte.
Para se formar, os alunos precisam de estágio e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Ou seja, é uma profissão séria e de muita responsabilidade.
Espero que tenham gostado !!!
Beijos.
Muito bom!!
Aguardo sua visita e comentário 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas