Estética Geriátrica – Parte 2

Vou falar hoje sobre a importância da estética no idoso, importância essa capaz de promover a saúde e a auto- estima…

Atualmente vemos idosos cada vez mais preocupados em cuidar da beleza, até mesmo pelo maior tempo livre que eles tem, o que antes não acontecia. A demanda cada vez maior da população da terceira idade em busca de clínicas de estética, fez com que alguns profissionais se especializassem em Estética Geriátrica…algumas casas de repouso inclusive já oferecem esse serviço, o que faz mudar aquele perfil antigo de “asilos”, onde os idosos permaneciam ali ociosos, apenas esperando terminar os seus dias.

Ao cuidarem da imagem dos idosos, os profissionais de estética podem assumir na vida destes um papel essencial na redescoberta e na manutenção da sua auto-estima. Estes serviços, que elevam essa auto-estima dos idosos, ao mesmo tempo que cuidam do seu corpo e da sua mente são ainda muito gratificantes, tanto para quem os recebe como para quem os pratica.

Ao desfrutarem de uma boa aparência, os idosos sentem-se mais confiantes para retomar as atividades de lazer e de convívio social.

Muitos deles não tiveram oportunidade para se cuidar quando eram mais novos e, por isso, agora, aproveitam o tempo disponível para recuperar um pouco da sua juventude, tanto por fora como por dentro.

A principal procura dos idosos é com os cuidados faciais, no sentido de amenizar as rugas e ganhar uma aparência mais jovem e saudável. Porém a estética geriátrica vai muito além disso, cuidando principalmente da saúde.

A grande maioria dos idosos é sedentária, isso devido às artroses, dificuldades de equilíbrio e deambulação e também diversos problemas circulatórios, fazendo com que os procedimentos estéticos tenham os seguintes benefícios: aumento da circulação sanguínea, aumento da circulação linfática, alívio da dor, melhoria na respiração, diminuição das tensões musculares, atenuação das artrites e redução do stress e da ansiedade.

Com relação ao aspecto “beleza”, a estética geriátrica promove cuidados faciais e corporais, tendo como resultados: redução de rugas e manchas no rosto, perda de gordura localizada e flacidez, diminuição de estrias, entre outros.

O profissional de estética deve utilizar produtos naturais, com óleos vegetais biodegradáveis, sem a presença do óleo mineral, da parafina e de parabenos, devido à sensibilidade cutânea dos idosos.

Queridos leitores, espero que tenham gostado…vale lembrar que a profissão de esteticista foi regulamentada em 2016, e o atendimento é multidisciplinar, abrangendo os dermatologistas, nutricionistas, cirurgiões plásticos, profissionais de educação física e psicólogos.

Boa noite, beijos a todos !!!

download (32)download (37)download (38)download (35)download (40)images (82)images (85)images (86)images (87)images (91)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s