Estética Geriátrica – Parte 1

Hoje vou abordar sobre uma profissão que vem ganhando espaço e importância cada vez maior na sociedade, e também sobre a atuação e influência desses profissionais na vida dos idosos.

Atualmente os cursos de estética são oferecidos em diversas faculdades, a maioria como graduação tecnológica, mas em alguns lugares essa graduação é oferecida como bacharelado, com duração de 4 anos.

Mas o que é estética?

Muitas pessoas, ainda hoje, pensam que estética é algo apenas relacionado à beleza física, tipo passar cremes, fazer massagens para relaxar, etc…confesso que eu também pensava assim, até minha filha vir me dizer que iria prestar vestibular para Estética…nada contra, até incentivei, mas fui pesquisar o que tanto eles estudavam para o curso durar 4 anos. Aí veio a grande surpresa para mim…o curso tem uma grade curricular enorme, com várias matérias que estudei no curso de medicina, como anatomia, fisiologia, genética, citologia, embriologia, farmacologia, princípios de dermatologia, primeiros socorros…isso tudo antes de entrar na parte técnica das massagens, visagismo, drenagem linfática, preenchimentos, procedimentos pré e pós cirúrgico, eletroterapia, podologia e muitas outras coisas…realmente fiquei encantada ao perceber que estética não é somente beleza, mas também saúde, e descobri inclusive que alguns profissionais da área se especializam em estética geriátrica. Existem ainda outras opções de especialização, como por exemplo, cosmetologia.

A profissão foi regulamentada em 2016, e hoje é oferecida em várias faculdades como graduação e pós graduação também, fazendo parte do núcleo “saúde”, juntamente com psicologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição e medicina. Os avanços nessa área tem sido grandes, e os profissionais estão sempre se reciclando através de congressos, palestras, conferências e cursos de extensão.

Enfim, nessa primeira parte falei da profissão de um modo geral…na Parte 2 vou postar sobre a frequência cada vez maior dos idosos às clínicas de estética, e os benefícios em termos de beleza e saúde para nossas vovós e vovôs.

download (32)download (33)download (36)images (76)images (75)images (74)images (73)images (80)images (79)images (78)

Um comentário em “Estética Geriátrica – Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s