Idosos no verão

Verão chegando, praias, piscina, viagens, passeios…mas como os idosos lidam com tudo isso?

O verão é uma estação do ano na qual vemos pessoas mais soltas, sorrindo, lotando os calçadões, as sorveterias, os clubes, etc…mas é também uma estação do ano que exige muitos cuidados, especialmente para os idosos…com o envelhecimento, a composição corpórea é alterada. Enquanto o jovem adulto tem 60% de água no corpo, o idoso tem apenas 40%. Por esse motivo, pessoas com mais idade têm maior dificuldade de manter a temperatura corporal, aumentando as chances de hipertermia (quando o corpo fica muito quente). Além disso, o idoso tem menos glândulas sudoríparas, então além da temperatura do corpo subir, ele não consegue transpirar, o que pode levar a um quadro grave de desidratação.

Isso porém não significa que o idoso não possa aproveitar o verão, como ir à praia, tomar sol, nadar ou caminhar, mas alguns cuidados básicos devem ser observados. São cuidados que todos devem tomar, independente da idade, mas nos idosos essas medidas são redobradas.

Principais cuidados: Beber grande quantidade de água, sendo recomendados o mínimo de 2 litros por dia…Usar roupas leves e frescas, preferencialmente de algodão e cores claras…Usar óculos de sol e bonés, que são grandes aliados na proteção do corpo contra o calor…Evitar atividades físicas no horário entre 10 e 16 horas…Evitar tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para a desidratação…Alimentar-se com uma frequência de 3 em 3 horas, dando prioridade às frutas, legumes, verduras, sucos e água de coco (excelente hidratante)…Lavar e armazenar os alimentos de forma adequada a fim de evitar contaminações, diarréia e vômitos…Tomar sol até as 10 da manhã ou após às 16 horas, e por curtos períodos, permanecendo na sombra por um tempo maior.

Os sinais clássicos de complicações do calor como a desidratação são lábios e língua secos e diminuição da quantidade de urina.

Podem também ocorrer alterações de comportamento (agitação ou apatia; confusão mental), dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar. Os sintomas de alerta para hipertermia são contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza, tonturas ou até convulsões.

As recomendações são mover a pessoa para um lugar fresco, de preferência com ar condicionado; deitá-la para que repouse, remover roupas apertadas e desconfortáveis; oferecer água se a pessoa estiver consciente e procurar imediatamente ajuda médica.

Eu particularmente detesto o calor, apesar de achar uma estação do ano mais alegre…sempre apreciei o inverno com suas atividades próprias como cinema, teatro, pipoca, chocolate quente, pizza em casa com a família ou amigos, assistir TV e dormir cedo…também adoro meus pijamas de flanela e minhas pantufas rsrs

Pessoal, espero que tenham gostado…essa semana estou numa correria grande, mas vou tentar publicar mais algum tema amanhã…Beijos a todos !!!

images (66)download (31)download (28)download (29)download (30)IDOSOS (1)images (41)images (44)images (65)images (62)images (46)images (47)images (68)images (69)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s