Aspectos físicos do envelhecimento

Hoje e nas próximas postagens, vou falar um pouco sobre aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento, começando pelos aspectos físicos.

O termo envelhecimento é bastante relativo, e não diz respeito apenas ao fator idade, mas também uma série de outros fatores…antes Terceira Idade era utilizado para descrever pessoas acima de 60 anos, porém hoje em dia é bem comum vermos pessoas passarem dos 85 anos, assim como vemos pessoas com 60 anos bastante ativas. Então houve sim uma mudança na classificação, ficando a Terceira Idade para a faixa etária de 65 à 75 anos; ancianidade dos 76 aos 80 anos e senectude acima de 81 anos…mas o início do período da velhice varia conforme as condições ambientais, físicas, emocionais e sociais do indivíduo.

É indispensável porém, que a pessoa tenha consciência de que, com a chegada da Terceira Idade (65 anos), seu corpo físico e mental possui limitações físicas e orgânicas, o que não impede a pessoa de praticar atividades físicas nem de continuar trabalhando.

Biologicamente, as modificações que ocorrem no organismo do idoso são grandes e podem ser observadas em todos os aparelhos e sistemas (muscular, endócrino, circulatório, pulmonar, ósseo e imunológico). O envelhecimento é um processo biológico, por isso, percebe-se o declínio das capacidades físicas, com grandes repercussões sociais e psicológicas. A velhice, assim, caracteriza-se pela perda das reservas funcionais, ainda que dependam também dos determinantes genéticos, do estilo de vida e das condições culturais do indivíduo. O processo de envelhecimento é irreversível, contudo pode sofrer aceleração ou desaceleração conforme os fatores ambientais e comportamentais, exercendo grande influência sobre ele a inatividade e as enfermidades. Nesse ponto, é que se encontra a importância da atividade física para o idoso, pois a prática de atividade corporal moderada, regular e bem orientada, contribui para a preservação das estruturas orgânicas e do bem-estar físico e mental; pois em qualquer que seja a atividade, haverá uma maior exigência do sistema circulatório, que para o idoso é fundamental.

A maioria dos idosos pode exercer as mesmas atividades que os mais jovens, contudo, em um ritmo menor e mais lento. Hoje, se sabe dos benefícios da musculação contra a osteoporose e os problemas articulares da velhice. O fortalecimento muscular, em dose adequada e carga leve, promovem uma melhora locomotora impressionantes, a ponto de muitos anciãos abandonarem a bengala e passarem a deambular com mais equilíbrio e segurança. É imprescindível que a pessoa idosa seja bem orientada e assistida em suas atividades físicas e que sejam regulares, adequando-as às suas necessidades específicas.

A atividade sexual também se reduz com a chegada da velhice, mas é possível manter relação sexual sim, sempre respeitando suas limitações e as do parceiro, e levando-se em conta o estado de saúde.

Outras patologias comuns na velhice são a hipertensão arterial, diabetes, diminuição progressiva da visão, catarata, redução auditiva, cardiopatias e a Síndrome de Alzheimer, sobre a qual falarei em próximas postagens.

Apesar disso, meu blog tem por objetivo “acordar” o idoso para seus potenciais no campo da beleza, atividades físicas, lazer, turismo e tudo que já foi dito anteriormente, ou seja, mostrar ao idoso o quanto ele pode buscar uma qualidade de vida cada vez maior.

Por hoje é só amigos…amanhã quero falar sobre aspectos emocionais do envelhecimento. Boa noite a todos, ótima semana !!!

download (14)download (15)images (19)images (20)images (21)images (22)images (23)images (24)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s