Um lar alternativo para os idosos

Hoje vamos falar sobre a difícil e dolorosa decisão de colocar um idoso em casas de repouso, os famosos asilos…quando alguém diz que colocou os pais ou avós em casas de repouso, isso geralmente soa como “abandono”, e logo a família passa a ser vista como desumana.

Mas e quando essa é a melhor opção? Nos tempos modernos, onde todos os membros da família trabalham e vivem em casas e apartamentos pequenos, nem sempre o idoso vai ter uma companhia voltada aos interesses dele, nem tampouco um espaço físico próprio, ou seja, um quarto só para ele, onde possa ler, assistir um filme ou dormir sossegado…outros problemas sérios dizem respeito aos horários das medicações, nutrição adequada, higienização e medidas de segurança como por exemplo, barras de metal nos banheiros.

Então é chegada a hora de escolher um local apropriado para o idoso, algo que seria sua “nova morada”…essa escolha deve ser bastante criteriosa, e aspectos fundamentais devem ser levados em conta…é necessário saber se a casa de repouso tem médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, ambulâncias próprias, bem como hospitais e farmácias próximas.

Os quartos devem ser arejados, bem como a área externa, que deve favorecer os banhos de sol pela manhã, espaços com sombra e muito verde também.

É importante que o idoso saiba que não está sendo “jogado” lá, e sim acolhido em um local criteriosamente escolhido pela família e por ele…a nova morada deve permitir visitas de parentes e pessoas autorizadas pelo idoso, e também saída para passeios tanto com os parentes quanto com a equipe da casa…

O ideal seriam as clínicas/dia, tipo hospitais/dia, onde é possível ir para lá cedo e voltar para casa no final da tarde, mas infelizmente essas clínicas são raras e por vezes caras…mesmo assim, com visitas e passeios frequentes, inclusive saídas em finais de semana ou feriados, o idoso não vai se sentir abandonado não.

Outro fator fundamental é que o ambiente da casa de repouso seja melhor do que o ambiente de casa, o qual muitas vezes é pequeno, barulhento e bagunçado quando se tem a presença dos netos ou de muitas pessoas, pois com isso o idoso vai sentir prazer em estar em um espaço planejado para ele.

Finalizando, ainda acho que essa seria a última opção, mas caso não haja outra solução, então que seja feita com carinho e visando sempre “o melhor”, e o idoso deverá compreender isso e não se sentir abandonado nunca.

casa repouso 1casa repouso 2casa repouso 3casa repouso 4casa repouso 5casa repousocasa 10casa 6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s