Hoje vou falar um pouco sobre os idosos que não tem condições de morarem sozinhos, nem tampouco os familiares podem cuidar em tempo integral devido trabalho e outros afazeres do dia a dia. Uma boa opção para esses idosos é a presença de um cuidador.
Cuidador de idosos é uma profissão do presente, e cada vez mais o mercado de trabalho cresce para esses profissionais…mas atenção: o cuidador deverá ser contratado dentro das leis trabalhistas no que diz respeito à salário, carga horária, adicional noturno, folga semanal remunerada.
A contratação requer calma, cartas de referências, antecedentes criminais, cursos de capacitação realizados…uma entrevista muito detalhada deverá ser feita, tudo isso para garantir a segurança e o bem estar do idoso.
É necessário também que o idoso esteja presente nesse processo de contratação, pois uma empatia de ambos é fundamental para que tudo corra dentro das expectativas da família. Veja se o cuidador é interessado, calmo e paciente…especule sobre sua prática com remédios, nutrição, hidratação e passeios se necessário, ou mesmo banhos de sol.
Enfim, o cuidador tem que fazer parte da rotina do idoso, inclusive conversar, saber ouvir, criar atividades de entretenimento…tudo isso fará com que o idoso não se sinta abandonado e perceba que alguém se importa com ele.
Infelizmente esse recurso sai caro, e nem todas as famílias podem optar pela contratação do cuidador…por esse motivo, amanhã estarei postando sobre casas e clínicas de repouso, e a importância do papel dessas clínicas, que devem oferecer um modelo o mais próximo possível de um lar.
Espero que tenham gostado…Até amanhã pessoal, tenham todos uma boa noite !!!