A importância do cuidador na vida do idoso

Hoje vou falar um pouco sobre os idosos que não tem condições de morarem sozinhos, nem tampouco os familiares podem cuidar em tempo integral devido trabalho e outros afazeres do dia a dia. Uma boa opção para esses idosos é a presença de um cuidador.

Cuidador de idosos é uma profissão do presente, e cada vez mais o mercado de trabalho cresce para esses profissionais…mas atenção: o cuidador deverá ser contratado dentro das leis trabalhistas no que diz respeito à salário, carga horária, adicional noturno, folga semanal remunerada.

A contratação requer calma, cartas de referências, antecedentes criminais, cursos de capacitação realizados…uma entrevista muito detalhada deverá ser feita, tudo isso para garantir a segurança e o bem estar do idoso.

É necessário também que o idoso esteja presente nesse processo de contratação, pois uma empatia de ambos é fundamental para que tudo corra dentro das expectativas da família. Veja se o cuidador é interessado, calmo e paciente…especule sobre sua prática com remédios, nutrição, hidratação e passeios se necessário, ou mesmo banhos de sol.

Enfim, o cuidador tem que fazer parte da rotina do idoso, inclusive conversar, saber ouvir, criar atividades de entretenimento…tudo isso fará com que o idoso não se sinta abandonado e perceba que alguém se importa com ele.

Infelizmente esse recurso sai caro, e nem todas as famílias podem optar pela contratação do cuidador…por esse motivo, amanhã estarei postando sobre casas e clínicas de repouso, e a importância do papel dessas clínicas, que devem oferecer um modelo o mais próximo possível de um lar.

Espero que tenham gostado…Até amanhã pessoal, tenham todos uma boa noite !!!

cuidador-624x416cuidadores 1cuidadores 3cuidadores 2download (60)download (61)download (62)download (64)download (63)images (97)images (98)images (99)images (100)images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s