Idosos que moram sozinhos

É cada vez mais comum vermos idosos que moram sozinhos, ao contrário do que ocorria a alguns anos atrás, onde a pessoa chegava numa determinada idade e ia morar com os filhos.

Morar sozinho é um direito. O Estatuto do Idoso prevê que o idoso deve ter integridade garantida pelo estado e receber cuidados dos familiares, mas isso não significa que a pessoa perde o direito de escolha. Se o idoso for lúcido e saudável, independentemente da idade, sua vontade deve ser respeitada, porém cabe aos familiares providenciarem soluções para proporcionar bem estar e segurança a ele.

Algumas dicas importantes devem ser observadas…instalação de barras de apoio nos banheiros, corrimão nas escadas, cômodos bem iluminados com interruptores próximos à cama…maçanetas nas portas devem ser horizontais, pois são mais fáceis de manusear do que as redondas.

Tapetes devem ser retirados da casa, pois são grandes causadores de quedas..todos os armários devem ser mais baixos, na altura próxima ao ombro, evitando que o idoso utilize escadas ou bancos para pegar utensílios no alto…

Atualmente já existem equipamentos de monitoramento pessoal…esse serviço funciona por meio de um pequeno aparelho, que pode ser usado como pulseira ou colar.Funciona com uma espécie de cuidador eletrônico, e a Central de Atendimento faz o monitoramento 24 horas por dia. O próprio usuário pode acessar o botão de pânico em caso de emergência e ser atendido rapidamente…o aparelho também tem um alarme que é acionado sempre que identificar quedas.

Uma vez observadas essas medidas de segurança, o idoso poderá morar sozinho se essa for a sua vontade, tendo liberdade e autonomia para suas atividades diárias.

Por hoje é só, mas amanhã pretendo postar sobre idosos que necessitam de cuidadores, e dos quesitos importantes para a escolha desse cuidador.

Boa noite, beijos a todos !!!adaptações-para-idosos-624x417download (53)download (54)download (52)download (55)images (62)images (87)images (89)images (90)images (91)images (92)images (93)images (94)images (95)Segurança-para-Idosos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s