Esse post sobre Turismo na Terceira Idade será o primeiro de muitos…aos poucos estarei colocando dicas de cidades e hotéis, bem como de agências de turismo que mantém programas para os idosos…
Tenho uma amiga (idosa) que pertence a um grupo de aposentados e pensionistas que viajam praticamente o ano todo…a cada viagem ela vai estar me passando a cidade em que o grupo está, bem como nome do hotel, classificação desse hotel, serviços de café da manhã e demais refeições, refrigeração dos quartos, etc…aí vou estar postando para vocês…eu mesma vou fazer uma viagem no dia 14 para Florianópolis, Beto Carreiro e Balneário de Camboriú…na volta estarei postando fotos da viagem, pontos turísticos, hotel em que ficamos e tudo mais que eu puder postar…
Hoje vou falar sobre os benefícios do turismo na terceira idade e boas dicas para que os idosos divirtam-se e aproveitem bem suas viagens.
Os principais benefícios seriam a diversão, a socialização e o enriquecimento cultural…mas existem benefícios que os idosos devem conhecer, que vou citar agora:
Nos ônibus rodoviários que fazem viagens interestaduais, os idosos (maiores de 60 anos) e com renda inferior a 2 salários mínimos têm direito a reserva de 2 vagas gratuitas em cada veículo do tipo convencional. O benefício é válido para todos os dias e horários.
Além das 2 vagas gratuitas, as empresas prestadoras do serviço também devem conceder aos idosos com renda inferior a 2 salários mínimos um desconto de 50% no valor da passagem para os demais assentos do veículo do tipo convencional. Para garantir o benefício é necessário entrar em contato com empresa responsável pelo transporte em até 6 horas anteriores ao horário da viagem (para trechos de até 500 km) e 12 horas anteriores ao horário da viagem (para trechos acima de 500 km), verificando a existência de vaga e agendando a viagem.
Muitos dos benefícios acima necessitam da carteira do idoso. A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda individual mensal de até dois salários mínimos e que não tenham como comprovar a renda.
Com esse documento, o idoso terá garantido seu direito à gratuidade ou ao desconto de 50% no sistema de transporte coletivo interestadual, em ônibus, trens e barcos, conforme estabelece o Estatuto do Idoso e realizar mais turismo na terceira idade.
Para receber a Carteira, o idoso deve preencher o requerimento na Secretaria de Assistência Social de seu município. Para isso, é preciso levar um documento pessoal com foto, documento dos familiares com foto (caso more com eles) e comprovante de residência. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para ter acesso a esse benefício.
Algumas sugestões úteis:
Entrar em um grupo de Terceira Idade: em todos os municípios existem pessoas que organizam excursões para os idosos e que já tem um grupo cadastrado…o bom é que o grupo viaja constantemente, e acaba-se tornando uma família viajando juntos, todos se conhecendo e formando um vínculo sólido…a(s) pessoa(s) organizadora avisa aos idosos o destino da próxima viagem, bem como preços, hotéis, refeições, horários de saída e de retorno da viagem…assuntos como descontos para os aposentados e pensionistas também já são pesquisados e confirmados anteriormente…nessas viagens são checados ainda passeios e pontos turísticos para os idosos, pois não adianta nada chegar ao local e ver que não existem passeios próprios para a idade.
Pessoal, por hoje é só, mas este assunto ainda não está encerrado…como eu disse, aos poucos vou passando dicas de cidades, hotéis e pontos turísticos, com muitas fotos…não se esqueçam de enriquecer as postagens com comentários e sugestões, pois tudo que é compartilhado torna-se mais interativo e dinâmico.
Boa noite Vovós, Vovôs e todos os leitores e seguidores do meu blog !!!