Turismo na Terceira Idade

Esse post sobre Turismo na Terceira Idade será o primeiro de muitos…aos poucos estarei colocando dicas de cidades e hotéis, bem como de agências de turismo que mantém programas para os idosos…

Tenho uma amiga (idosa) que pertence a um grupo de aposentados e pensionistas que viajam praticamente o ano todo…a cada viagem ela vai estar me passando a cidade em que o grupo está, bem como nome do hotel, classificação desse hotel, serviços de café da manhã e demais refeições, refrigeração dos quartos, etc…aí vou estar postando para vocês…eu mesma vou fazer uma viagem no dia 14 para Florianópolis, Beto Carreiro e Balneário de Camboriú…na volta estarei postando fotos da viagem, pontos turísticos, hotel em que ficamos e tudo mais que eu puder postar…

Hoje vou falar sobre os benefícios do turismo na terceira idade e boas dicas para que os idosos divirtam-se e aproveitem bem suas viagens.

Os principais benefícios seriam a diversão, a socialização e o enriquecimento cultural…mas existem benefícios que os idosos devem conhecer, que vou citar agora:

Nos ônibus rodoviários que fazem viagens interestaduais, os idosos (maiores de 60 anos) e com renda inferior a 2 salários mínimos têm direito a reserva de 2 vagas gratuitas em cada veículo do tipo convencional. O benefício é válido para todos os dias e horários.

Além das 2 vagas gratuitas, as empresas prestadoras do serviço também devem conceder aos idosos com renda inferior a 2 salários mínimos um desconto de 50% no valor da passagem para os demais assentos do veículo do tipo convencional. Para garantir o benefício é necessário entrar em contato com empresa responsável pelo transporte em até 6 horas anteriores ao horário da viagem (para trechos de até 500 km) e 12 horas anteriores ao horário da viagem (para trechos acima de 500 km), verificando a existência de vaga e agendando a viagem.

Muitos dos benefícios acima necessitam da carteira do idoso. A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda individual mensal de até dois salários mínimos e que não tenham como comprovar a renda.

Com esse documento, o idoso terá garantido seu direito à gratuidade ou ao desconto de 50% no sistema de transporte coletivo interestadual, em ônibus, trens e barcos, conforme estabelece o Estatuto do Idoso e realizar mais turismo na terceira idade.

Para receber a Carteira, o idoso deve preencher o requerimento na Secretaria de Assistência Social de seu município. Para isso, é preciso levar um documento pessoal com foto, documento dos familiares com foto (caso more com eles) e comprovante de residência. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para ter acesso a esse benefício.

Algumas sugestões úteis:

Entrar em um grupo de Terceira Idade: em todos os municípios existem pessoas que organizam excursões para os idosos e que já tem um grupo cadastrado…o bom é que o grupo viaja constantemente, e acaba-se tornando uma família viajando juntos, todos se conhecendo e formando um vínculo sólido…a(s) pessoa(s) organizadora avisa aos idosos o destino da próxima viagem, bem como preços, hotéis, refeições, horários de saída e de retorno da viagem…assuntos como descontos para os aposentados e pensionistas também já são pesquisados e confirmados anteriormente…nessas viagens são checados ainda passeios e pontos turísticos para os idosos, pois não adianta nada chegar ao local e ver que não existem passeios próprios para a idade.

Pessoal, por hoje é só, mas este assunto ainda não está encerrado…como eu disse, aos poucos vou passando dicas de cidades, hotéis e pontos turísticos, com muitas fotos…não se esqueçam de enriquecer as postagens com comentários e sugestões, pois tudo que é compartilhado torna-se mais interativo e dinâmico.

Boa noite Vovós, Vovôs e todos os leitores e seguidores do meu blog !!!

download (37)download (38)download (39)download (40)download (41)download (42)download (44)images (54)images (55)images (57)images (58)images (59)images (60)images (61)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s