O implante dentário tem como objetivo substituir a perda parcial ou total dos dentes e é feito através da instalação, por meio cirúrgico, de um implante de titânio, que terá a função de “raiz do dente”. Posteriormente, uma coroa protética será instalada e fixada sobre o implante de titânio.
O implante é instalado no osso e, por envolver procedimento invasivo (cirurgia) e também anestesia, causa preocupação em alguns pacientes e seus familiares. Por isso, a pergunta: pacientes idosos podem instalar o implante dentário?
Os idosos podem instalar o implante sim, mas com prudência…é necessário que o idoso esteja em boas condições de saúde, ou seja, sem doenças ou com doenças como hipertensão arterial ou diabetes com os níveis controlados…
Outros detalhes que devem ser observados e avaliados pelo profissional, são o volume e as dimensões ósseas, que devem ser suficientes para receber o implante…
Os resultados que se obtêm em um paciente da terceira idade são semelhantes àqueles obtidos em pacientes adultos jovens, porém com uma clara melhora na capacidade de mastigação e consequentemente no estado nutricional, além da volta da autoestima, o que contribui para uma melhor qualidade de vida.
A idade não é uma contraindicação na colocação de implantes dentários, apesar da prudência que se deve ter com a condição de saúde do paciente apresentada naquele momento. Somente o profissional poderá indicar, após uma criteriosa avaliação, o melhor procedimento e o custo-benefício da instalação ou não de um implante dentário.
No próximo post vamos falar sobre dentaduras ou próteses móveis, que também são outras opções oferecidas para um sorriso bonito, e com custos menores.