Dentes lindos e saudáveis…

Vamos abordar sobre dentição, higiene bucal, próteses e implantes na terceira idade.

Depois de anos mastigando, bebendo e escovando, é natural que os dentes sofram alguma depreciação após os 60 anos.

Com a idade, os músculos faciais vão perdendo a força e se tornam mais frágeis, e a capacidade de alongamento das gengivas é perdida.

Os dentes tornam-se fracos e frágeis, e o recuo das gengivas faz com que os dentes fiquem suscetíveis a doenças periodontais… Dentes saudáveis são essenciais para a mastigação e deglutição eficazes, ou seja, para uma boa nutrição.

Na terceira idade é comum haver uma dificuldade maior em cuidar dos dentes, em especial devido a problemas como fraqueza e artrite, e por esse motivo vão se acumulando placas bacterianas formando uma película dura sobre os dentes…essas placas são removíveis apenas por dentistas através de uma limpeza… Mas muitas vezes o idoso tem dificuldade ou relutância para ir ao dentista, não só por limitações físicas mas também por acharem desnecessário… Isso então acarreta a perda de dentes.

Outras alterações na dentição do idoso seriam alterações na pigmentação, tornando-se amarelos ou escuros… A diminuição da gengiva também é outra alteração frequente, e essa diminuição expõe a substância que cobre a raíz do dente, o que acarreta em cáries.

Algumas doenças orgânicas ou medicações de uso contínuo também afetam a dentição, bem como o uso frequente de antibióticos.

Uma dentição bonita, com dentes naturais, próteses ou implantes é fundamental para que o idoso volte a sorrir e melhore sua auto estima.

No próximo post estaremos falando sobre tratamentos dentários na terceira idade, e também sobre implantes, dentaduras e próteses.download (23)download (24)download (25)download (26)images (36)images (37)images (39)images (38)images (41)images (40)

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s